A identidade visual de novelas sempre é algo a se apreciar. Existem novelas que valem a pena apenas pela sua abertura e logotipo, enquanto outras podem ter um roteiro bom e uma identidade visual que não converge com esta em seus conceitos, mesmo que seja bonita e bem produzida.
Por esta razão, escolhi analisar a identidade visual de algumas telenovelas conhecidas da televisão brasileira.
Escolhi alguns critérios a serem observados durante esta análise: a relação entre abertura da novela e seu enredo; a relação entre o nome da novela e seu conteúdo; e a relação entre a proposta da novela e sua assinatura gráfica.
Algo interessante a se destacar sobre este trabalho é que, durante a pesquisa, pude notar que, apesar de toda a tecnologia e os recursos gráficos dos dias de hoje, as identidades visuais mais inesquecíveis parecem ter sido feitas no final dos anos 80 e início dos anos 90. Seguindo os critérios escolhidos, esta época, de modo geral, parece ter a maior harmonia entre abertura, enredo e assinatura gráfica. É sobre esta época que mais podemos ver comentários de pessoas em sites especializados, no YouTube, em blogs, etc, sobre as aberturas serem bem feitas, as músicas captarem o clima da novela, o enredo ser bem trabalhado, o logotipo ter tudo a ver com a estética da novela, etc.
Referências:
Vídeos: YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário